Alunos de Macaé vão participar da Olimpíada Brasileira de Robótica

Competição será realizada entre 7 e 10 de novembro, em Curitiba (PR).

Um grupo de 18 pessoas, entre alunos e equipe técnica da rede municipal de Macaé, no interior do Rio, vai participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição será em Curitiba (PR), entre os dias 7 e 10 de novembro, e é considerada uma das mais importantes do meio científico. Os estudantes do Colégio Municipal do Sana vão representar a cidade.

A OBR terá também a Mostra Nacional de Robótica (MNR), evento que terá projetos de robótica, mecatrônica e automação. Macaé será representada na MNR pelos alunos do Colégio Municipal Natálio Salvador Antunes, com o projeto “Bombeamento inteligente e sustentabilidade”.

A melhor equipe da OBR 2017 vai disputar categoria RoboCupJunior Rescue Line em 2018, no Canadá.

Laboratório de robótica

De acordo com a Prefeitura de Macaé, o município é o único no estado do Rio de Janeiro que tem um laboratório de robótica pertecente à rede pública, integrando estudantes de escolas municipais e universidades. O espaço faz parte do programa “#inovareaprender”, que funciona com desenvolvimento de jogos, preparação de equipes, realização de torneios, prototipagem e incentivo à cultura de gambiarra, que, nesse caso, significa resolver um problema com poucos recursos.

O laboratório recebe estudantes de 11 escolas, que se dividem em estações que integram diretamente 1,5 mil alunos do quarto ano ao Ensino Médio. Além desses, cerca de 5 mil alunos participam indiretamente de outras atividades com os robôs. Cerca de 50 universitários atuam no local. Eles estudam nos polos das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), Fluminense/Polo Macaé e Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), além da Universidade Estácio de Sá e Faculdade Salesiana.

Fonte: G1 Região Dos Lagos

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...