Dia D de vacinação contra HPV imuniza 400 jovens

O Dia D de vacinação contra o HPV, realizado no sábado (1°), em meninas de nove a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos, imunizou 400 jovens. Foram aplicadas também 226 doses contra a meningite em adolescentes de 12 e 13 anos. Contra a febre amarela, a vacinação atingiu 70 pessoas, entre bebês a partir de nove meses, gestantes e idosos.

De acordo com informações da coordenadora de imunização, Luciana Santos, durante a campanha, foi realizada também a atualização das cadernetas de vacinação dos adolescentes.

– Essas vacinas fazem parte do calendário de imunização do adolescente e estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. Esse período da campanha é para intensificar o processo – informou.

HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a sua transmissão acontece, principalmente, pelo contato sexual.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (6 e 11) estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (16 e 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear um quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethe.

Quem ainda não se imunizou contra o HPV, meningite e febre amarela poderá procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Fonte: Prefeitura de Macaé

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *