Tradicional desfile cívico vai marcar o aniversário da cidade

Este ano, pais e responsáveis poderão participar do evento ao lado dos filhos. Medida visa evidenciar a importância da parceria da família-escola

Na data em que comemora 204 anos de emancipação político-administrativa, a Capital do Petróleo terá como parte de suas comemorações o tradicional desfile cívico. A atividade, de acordo com informações do órgão municipal, vai acontecer a partir das 9h,  na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba. Este ano, o tema principal do desfile será “Família parceira – Família-escola.

Colorindo a educação para um mundo melhor”.  Ainda segundo o órgão, a expectativa é ter um público de 4 mil pessoas participando do evento, que irá contar com a participação especial de alunos, familiares e responsáveis.

Ainda de acordo com o órgão municipal, o convite aos pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal para participarem do desfile tem o objetivo de evidenciar a importância da parceria da família-escola diante do desenvolvimento da formação da cidadania através de projetos pedagógicos culturais, esportivos e artísticos realizados nas escolas municipais junto às famílias. Desta forma, a intenção é sensibilizar as famílias para que a parceria com a escola seja cada vez mais fortalecida para contribuir com a formação de cidadãos participativos junto a valores humanos como respeito, tolerância, solidariedade, fraternidade, ética e senso de justiça.
Vale lembrar que antes do desfile haverá hasteamento da bandeira na frente da sede da prefeitura, às 8h30. A concentração dos participantes será a partir das 8h, na avenida em que vai acontecer o desfile. Já a dispersão será na Rua Augusto de Carvalho. A programação vai contar com representantes de diversas corporações e instituições como Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e o Grupo de Escoteiros de Macaé.
Ainda segundo informações, como acontece todos os anos, a programação do evento vai contar também com a atuação de bandas escolares e convidados. Entre as bandas confirmadas estão as das escolas Generino Teotônio de Luna, Elza Ibrahim, Leonel de Moura Brizola, Jacyra Tavares Duval, Polivalente Anísio Teixeira, Oscar Cordeiro, Paulo Freire, Carolina Curvelo Benjamin, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Claudio Moacyr de Azevedo e Veteranos de Macaé.
A programação contará com nove pelotões. Para encerrar a programação, representantes da Secretaria de Educação vão se integrar às escolas municipais do setor branco (Serra). A apresentação vai evidenciar a importância de todas as ações que envolvem a paz. O órgão municipal informa que este ano a estrutura do desfile, para melhor atender à população, contará com banheiros químicos e vai contar com atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública e Ordem Pública, equipe da Mobilidade Urbana, Secretaria de Saúde. E ressalta que a Avenida Agenor Caldas será interditada nos dois sentidos.

Deixe seu comentário

comentários

Você também pode gostar...